sábado, fevereiro 25, 2006

O Tabefe

Prefiro tabefe a chapo ou estalada porque acho que dos 3 é o termo mais onomatopeico. Assim analisando muito "ao de cima", um tabefe é simplesmente um gesto agressivo que ocorre em 3 fases distintas:

1) Arremesso

Esta fase tem muito que se lhe diga. É a primeira fase do tabefe e pode muito bem ser a última.


Mecânica: É a fase em que a mão e o antebraço passam para uma posição dita posterior ao plano coronal. A mão é também elevada obliqua e superiormente, assistindo-se a uma progressiva desaceleração que pode terminar em rigor petrus, caso do tabefe abortado na fase 1, ou então prosseguir para a fase 2 .

Psicologia: Esta fase incia-se devido a um estímulo do meio para o qual o vocabulário da língua mãe não tem capacidade de demonstrar e libertar a raiva e tensão que provoca. O arremesso pode ou não chegar para aliviar estes sentimentos, depende por isso da sua intensidade e do individuo em questão. Esta informação é integrada e processada na decisão de progresso ou aborto do tabefe.

2) Fase de ajuste e ponderação

A partir do momento em que se inicia a fase 2 o processo é irreversível. Esta fase pode simplesmente ser ultrapassada. Esta é a fase em que se ajusta a intensidade e se determina o local mais ou menos exacto a alvejar entre outros pormenores.

Mecânica: É uma fase amecânica (pode assistir-se a um tremelique nos dedos da mão mas não é significativo).

Psicologia: Se a intensidade do estímulo for muito eleveda e se o indivíduo em questão tiver, assim um "nervoso miudinho" então esta fase pode não existir. Podendo mesmo assistir-se a tabefes no ar ou então em sítios estranhos como ponta do nariz, olho que tiver mais a jeito ou até mesmo o queixo.

3) Fase de Execução

É a fase mais complexa. Nesta fase, apesar de em menor percentagem, pode também ocorrer abortamento do tabefe, dito abortamento de última hora e que geralmente ocorre entre 2 a 7 centímentros do alvo.

Mecânica: Ocorre no sentido postero-anterior. A mão pode estar aberta ou fechada. Pode ser um movimento acelerado ou desacelarado mas, por norma, atinge sempre velocidades mais elevadas que as da fase de arremesso.

Psicologia:Por esclarecer.


Próximo estudo a ser divulgado: O Beijo

Sem comentários: